terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

NA PISCINA COM FERNANDO PESSOA

Ainda estou em Gramado, cidade paz!
Às vezes desconfio que Gramado é capital de Passargada...pelo menos é como me sinto!
Para ler, trouxe dois livros que sempre me acompanham em qualquer viagem: A Bíblia e
o Livro do Desasossego, do Fernando Pessoa.
Para quem não sabe, Fernando Pessoa é meu outro eu, (eu sei, estou roubando meio título do meu livro favorito, O Eu Profundo e os Outros Eus).
Tenho toda obra dele e tenho sempre duas ou três edições de um mesmo livro. Parece que cada um tem um "sabor".
Pois bem, enquanto estou por aqui, absolutamente fazendo nada pois foi exatamente o que planejei, tenho ficado por horas numa piscina térmica, alternando num Spa Jacuzzi muito bom.
Ontem, e hoje, levei o Livro do Desasossego para o Spa. Que maravilha de sensação. Afogar meu desassossego numa água quentinha com o aval de Fernando, o Pessoa!
Grifei (é...levei lápis também!) algumas passagens que quero compartilhar por aqui.
Por hoje é só, (se é que se pode dizer que o que vou transcrever é pouco....).
____________________________________________________________________________
- " O universo não é meu: sou eu."

- " Quanto mais medito na capacidade, que temos de nos enganar, mais se me esvai entre os dedos lassos a areia fina das certezas desfeitas."

- " Não o amor, mas os arredores é que vale a pena."

" Tudo que se passa no onde vivemos é em nós que se passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa. Tudo que se foi, se o vimos quando era, é de nós que foi tirado quando se partiu."

- " A fé é o instinto da ação."

- " A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos."

- " A arte é uma ciência...
Sofre ritmicamente"
______________________________________________________________________________

Nenhum comentário: